NFT é a sigla para “non-fungible token” em inglês, ou “token não fungível” na tradução em português mais comum, são representações de itens digitais por meio de registros criptografados na rede blockchain.
De modo extremamente resumido, as plataformas de NFTs são mercados digitais nos quais as mercadorias são os tokens não fungíveis.As operações de compra e venda costumam ser feitas com criptomoedas, embora existam plataformas que permitem a troca direta dos itens.
Muitas delas utilizam o método de leilão, com o usuário que oferece o maior valor em um determinado tempo levando o NFT.
A maioria das plataformas é também onde os NFTs são criados, ou seja, onde o token da blockchain é feito e associado ao item disponibilizado pelo seu autor.
As plataformas NFT não precisam necessariamente se apresentar como marketplaces. Isso fica claro ao observar jogos NFT, nos quais o próprio jogo se torna a plataforma.
Além disso tudo, as plataformas que utilizam as mesmas redes de blockchain são compatíveis entre si. Ou seja, usuários podem negociar itens entre as plataformas, não precisando se limitar a uma.
As maiores plataformas NFT são....
Já conhecida como uma das maiores exchanges do mundo, sendo a principal no Brasil, a Binance lançou em 2021 a sua plataforma de NFTs, oferecendo os itens comuns à maioria das plataformas: artes, itens de jogos e colecionáveis, com mais de 100.000 artigos disponíveis atualmente.
BINANCE
Anciã das plataformas de NFTs, pois foi lançada quando essa tecnologia surgiu em 2017, a OpenSea oferece todos os bens esperados, com mais de 4 milhões de NFTs disponíveis. Em maio de 2022, a OpenSea alcançou o recorde de US$ 2,7 bilhões em operações diárias.
OPENSEA
A Rarible possui uma quantidade respeitável de NFTs, com mais de 300.000 dos mais variados itens. Um diferencial é que quem possui tokens da plataforma pode votar nas decisões da plataforma como um sócio.