As taxas diárias totais, pagas pelos usuários para executar transações no Ethereum caíram para 1.719 ETH ($2.8 milhões) no domingo, o menor total em um único dia desde 26 de dezembro, de acordo com dados rastreados pela empresa sul-coreana de análise de blockchain, CryptoQuant.
O total caiu 89% em relação à alta do ano até o momento, de 16.720 ETH observados em 5 de maio.
O Ethereum utiliza um mecanismo de consenso de prova de participação que envolve validadores em vez de mineradores para criar e verificar blocos de transações.
Portanto, os validadores, entidades que ajudam a garantir a rede ao apostar pelo menos 32 ETH, recebem taxas de transação, mas não na íntegra. Eles recebem a taxa de prioridade ou gorjeta que os usuários adicionam à taxa base para incentivar os validadores a priorizar suas transações. Enquanto isso, a taxa base é queimada, retirando ETH de circulação.
Uma queda nas taxas totais pagas representa baixo uso da rede, uma vez que as taxas são determinadas pelo nível de atividade na rede, principalmente o número de transações pendentes.
Dito isso, a baixa em oito meses nas taxas provavelmente decorre da crescente popularidade das soluções de dimensionamento da camada 2 do Ethereum, um desenvolvimento positivo a longo prazo para o Ethereum.
“As taxas do Ethereum L1 desde o lançamento da friends.tech em 10 de agosto estão 25% mais baixas do que a média do ano até então, o que contrasta fortemente com os momentos em que o sucesso do aplicativo NFT inicial CryptoKitties ou o mais recente lançamento de NFT da Yuga Labs congestionavam temporariamente a rede Ethereum”, disse David Lawant, chefe de pesquisa da FalconX, em uma nota na semana passada.
“De uma perspectiva mais ampla, ver um aplicativo tão bem-sucedido ganhar tração significativa sem congestionar a rede blockchain subjacente é encorajador. Isso, é claro, acontece como resultado do desenvolvimento das soluções de escalabilidade L2 do Ethereum: a Friends.tech é construída sobre o Base, que é a cadeia L2 da Coinbase que utiliza o conjunto de tecnologias da Optimism”, acrescentou Lawant.
O Friend.tech estreou em 1º de agosto, conquistando mais de 100.000 usuários e acumulando mais de $25 milhões em receita em duas semanas. Soluções de dimensionamento da camada 2, como Optimism, Arbitrum e Base, ajudam a escalar o Ethereum, aliviando a congestão e mantendo os custos das transações sob controle na rede principal.
De acordo com dados da empresa de análise IntoTheBlock, o número de transações diárias na rede principal do Optimism atingiu uma nova máxima histórica de quase 900.000 transações em 15 de agosto. Além disso, o número de transações processadas entre a rede principal do Ethereum e as principais soluções de camada 2 que usam a tecnologia de otimização de rollup atingiram o segundo maior valor histórico no início deste mês.
“Conforme a concorrência entre as camadas 2 aumenta, fica claro que o Ethereum se beneficia”, disse o IntoTheBlock no boletim semanal datado de 18 de agosto.