Vitória da Grayscale sobre a SEC torna mais provável a aprovação de ETFs de Bitcoin, diz JPMorgan

Para a SEC defender sua negação à proposta da Grayscale de converter o GBTC em um ETF, ela teria que retirar sua aprovação anterior de ETFs de Bitcoin baseados em futuros, o que é improvável, conforme indicado no relatório
Símbolo do Bitcoin

É mais provável que a Comissão de Valores Mobiliários e Câmbio (SEC) seja obrigada a aprovar as solicitações de ETFs de Bitcoin à vista de várias gestoras de ativos, após um tribunal federal decidir que o regulador deve revisar sua rejeição da tentativa da Grayscale de converter o Grayscale Bitcoin Trust (GBTC) em um ETF, informou o JPMorgan em um relatório na última sexta-feira.

“O elemento mais importante da decisão do tribunal na disputa entre Grayscale e a SEC foi que a negação da SEC foi arbitrária e caprichosa porque a Comissão não explicou seu tratamento diferenciado de produtos semelhantes, ou seja, ETFs de Bitcoin baseados em futuros”, escreveram os analistas liderados por Nikolaos Panigirtzoglou.

O tribunal argumentou que a fraude e a manipulação no mercado à vista representavam um risco semelhante tanto para os produtos futuros quanto para os produtos à vista, porque “o mercado à vista do Bitcoin e o mercado futuro do Bitcoin da CME estão tão fortemente correlacionados”, disse o relatório.

O JPMorgan observa que o tribunal decidiu que não havia justificativa para permitir ETFs de Bitcoin baseados em futuros, mas negar ETFs à vista. Isso é altamente significativo porque implica que, para a SEC defender sua negação à proposta da Grayscale de converter o GBTC, “ela teria que retirar retroativamente sua aprovação anterior de ETFs de Bitcoin baseados em futuros”.

Uma retirada retroativa seria extremamente disruptiva e embaraçosa para a SEC e, portanto, parece improvável, disse o banco.

No entanto, embora a decisão sobre a Grayscale possa aproximar a aprovação eventual de um ETF de Bitcoin à vista, “tal aprovação não é provável que seja um divisor de águas para o mercado de criptomoedas”, disse a nota.

ETFs à vista de Bitcoin existem há algum tempo fora dos EUA, mas não conseguiram atrair um interesse considerável dos investidores, e os fundos de Bitcoin em geral, tanto os baseados em futuros quanto os apoiados por ativos físicos, têm atraído pouco interesse dos investidores desde o segundo trimestre de 2021, acrescentou o relatório.

ETFs à vista permitem que os investidores mantenham suas posições indefinidamente, eliminando o custo de rolagem associado aos ETFs futuros. O mercado de criptomoedas está otimista de que um eventual lançamento de ETFs à vista abrirá as comportas para o dinheiro convencional.

Leia mais sobre bitcoin:

Allan G.

Deixe seu Comentário