Versão 4 da exchange Uniswap é lançada

Uniswap

A exchange Uniswap revelou o código para a sua quarta versão, trazendo novas possibilidades para as pools de liquidez. O lançamento inclui “hooks”, que são plugins que permitem aos desenvolvedores criar pools de liquidez personalizadas. A Uniswap planeja obter feedback da comunidade antes de implementar essa nova versão.

A Uniswap é uma exchange descentralizada de criptomoedas que opera na blockchain Ethereum, aproveitando o poder dos market makers automatizados (AMMs). Ao utilizar pools de liquidez em vez de ordens tradicionais, ela permite que os usuários negociem tokens diretamente de suas carteiras.

Pools de liquidez são reservas de ativos criptográficos em que os usuários contribuem com seus fundos para facilitar a negociação em plataformas descentralizadas. Essas pools garantem a disponibilidade contínua de ativos para troca, permitindo transações rápidas e eficientes. Os participantes das pools recebem tokens representativos de sua contribuição, que podem ser usados para resgatar sua parte proporcional da liquidez fornecida e receber recompensas, como taxas de negociação, por seu envolvimento.

O rascunho do código para a v4 foi anunciado pelo fundador Hayden Adams em um post dia 13 de junho. A inclusão dos “hooks” no código permite que futuros desenvolvedores introduzam ordens limitadas on-chain, depósitos automáticos em protocolos de empréstimo, taxas de provedores de liquidez auto-compensadas e outras inovações quando a atualização estiver ativa.

Liberar o código-fonte é o primeiro passo para lançar a nova versão. A equipe pretende ter discussões com a comunidade e iterar sobre a base do código antes de implementar a v4. No entanto, as versões anteriores continuarão disponíveis junto com o novo lançamento.

Interface da Uniswap
Interface da Uniswap – Foto: Reprodução/Uniswap

A Uniswap v4 visa permitir que os criadores de pools incorporem código que execute ações específicas em pontos críticos do ciclo de vida de uma pool. Por exemplo, market makers ponderados pelo tempo podem ser desenvolvidos para facilitar a venda de grandes quantidades de criptomoedas em lotes menores ao longo do tempo, evitando a prática de front-running e movimentos adversos de preços. Ordens limitadas on-chain também podem ser implementadas para atender a pedidos com base em preços específicos de tokens.

Os “hooks” também podem facilitar o redirecionamento de taxas para uma pool de liquidez ou emprestar recursos quando uma pool específica não estiver sendo utilizada. A engenheira da Uniswap Labs, Sara Reynolds, enfatizou que a lógica personalizável da v4 acelerará a inovação nas AMMs.

O aumento das exchanges descentralizadas (DEXs) tem sido notável, em cerca de 444% no volume. Apesar das tentativas das autoridades regulatórias de redefinir as exchanges para incluir as descentralizadas, a empresa de capital de risco em criptomoedas Paradigm argumenta que as DEXs não se enquadram na definição de exchanges tradicionais delineada nas leis de valores mobiliários.

Leia mais sobre exchanges:

Lucas S.

Deixe seu Comentário