Sucesso do Bitcoin como moeda oficial de El Salvador vai contra especialistas

Em 2021 El Salvador adotou o Bitcoin como moeda oficial, e desde então tem crescido exponencialmente, assim como conseguido pagar suas dívidas, fechando 800 milhões pagos só no começo do ano, chamando a atenção de várias empresas no processo.

Houve uma crescente procura por títulos de dívida de El Salvador, mas isso também aumentou apostas contra os títulos do país e questionamentos sobre seu futuro financeiro por investidores.

A agência americana de classificação de crédito Fitch rebaixou a classificação de crédito de longo prazo do país de B- para CCC no início de 2022, mencionando a incerteza política e a adoção do Bitcoin, além de um pagamento de dívida de 800 milhões de dólares que venceria em janeiro de 2023.

Entretanto, El Salvador cumpriu integralmente o pagamento dentro do prazo, impulsionando a confiança nos seus títulos. Na ocasião, o presidente Nayib Bukele exaltou o país, provando que os especialistas financeiros estavam equivocados em subestimar a honra do país para com as dívidas por conta da adoção da criptomoeda.

O país é rico em energia renovável, e a usa para mineirar Bitcoins e para a rede elétrica nacional. Além disso, possui a dita Volcano Energy, iniciativa da Tether, que também busca ajudar na questão da energia.

Leia mais:

Laura Bonci

Deixe seu Comentário