A renomada casa de leilões Sotheby’s foi recentemente nomeada como ré em uma ação coletiva em andamento relacionada ao Bored Ape Yacht Club (BAYC). A ação, iniciada em dezembro de 2022, acusa mais de 40 réus de inflacionar artificialmente os preços dos NFTs BAYC através de promoções de celebridades sem os devidos avisos exigidos pela lei.
Entre os réus estão celebridades como Justin Bieber, Paris Hilton, Serena Williams e outros que apoiaram publicamente o BAYC no passado. A Sotheby’s foi incluída na ação após alegações de que vendeu um lote inteiro de NFTs para um comprador anônimo por $24,4 milhões, com cada NFT BAYC tendo um preço base de $240.000.
A ação também faz referência a Max Moore, chefe de leilões de arte contemporânea da Sotheby’s, por ter postado um anúncio do leilão BAYC em sua conta no Twitter e promovido publicamente durante um evento oficial da Sotheby’s.
A inclusão da Sotheby’s na ação destaca as preocupações crescentes sobre a ética e a legalidade no mercado de NFTs, levantando questões sobre a responsabilidade das plataformas e indivíduos na promoção e venda de ativos digitais.