A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) está no caminho certo com suas ações regulatórias no âmbito das criptomoedas, de acordo com investidores específicos.
A Nickel Digital Asset Management divulgou os resultados de uma pesquisa na terça-feira que revela que 92% dos investidores institucionais e gestores de patrimônio concordam que a abordagem de “regulação por meio da fiscalização” adotada pela agência é a rota mais ideal para a progressão da indústria.
Além disso, cerca de 90% dos entrevistados acreditam que as ações recentes da SEC contra a Coinbase e a Binance pode contribuir positivamente para o crescimento da indústria de ativos digitais.
“Uma supervisão regulatória aprimorada é essencial para que o setor de ativos digitais continue seu forte desempenho recente e se torne parte do investimento convencional”, afirmou Anatoly Crachilov, CEO da Nickel Digital, em comunicado.
A pesquisa, encomendada pela Nickel Digital e conduzida pela empresa de pesquisa de mercado Pureprofile em julho de 2023, se baseia nas opiniões de 200 investidores institucionais e gestores de patrimônio nos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Singapura, Suíça, Brasil e Emirados Árabes Unidos.
Em junho, a SEC iniciou processos legais contra ambas as empresas, acusando-as de atuarem como exchanges não registradas que oferecem títulos.
As ações da SEC foram analisadas de perto por entidades no espaço das criptomoedas e criticadas como sendo contrárias à inovação.
Isso levou algumas empresas a reconsiderar a manutenção de suas operações na área. Por exemplo, a Revolut decidiu encerrar seus serviços de criptomoedas nos Estados Unidos a partir de setembro, devido ao desafiador ambiente regulatório.
Enquanto isso, o ex-presidente da SEC, Jay Clayton, expressou forte discordância em relação ao método escolhido pelo governo dos Estados Unidos para implementar mudanças regulatórias.
A pesquisa também revelou que a maioria dos entrevistados espera que os Estados Unidos liderem o estabelecimento de regulamentações sólidas para a indústria, com o Reino Unido e a União Europeia sendo esperados para seguir de perto em segundo e terceiro lugares.
Ao mesmo tempo, 26% dos entrevistados selecionaram a Ásia como uma região provável para formular regulamentações robustas, enquanto 21% escolheram o Oriente Médio.
“Independentemente do país que eventualmente abraçar o caminho, a competição cada vez mais intensa entre várias jurisdições para criar um ambiente favorável às criptomoedas inevitavelmente impulsionará a adoção dessa classe de ativos”, destacou Crachilov.