Com o intuito de fazer com que a Inteligência Artificial trabalhe em mercados, cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, criaram um livro de ordens com limite acelerado por GPU, que aumenta em até 7 vezes a velocidade com a qual a IA aprende.
O simulador LOB (Livro de Ordens com Limite) é chamado de JAX-LOB, e é até então o único no mundo. A ferramenta JAX, criada pelo Google, visa treinar sistemas de IA, especialmente para questões financeiras.
Um novo jeito de usar o JAX foi criado pela equipe de Oxford, onde apenas usando GPUs, ele executaria um simulador de Livro de Ordens com Limite. Normalmente isso só ocorre com CPUs (Unidade Central de Processamento de um computador). Com a mudança para GPU e o treinamento de auto nível do Google, várias etapas poderão ser puladas pelo LOB, chegando no nível desejado mais rapidamente.
Portanto, segundo a equipe de pesquisa de Oxford, a velocidade de “pensamento” da IA se eleva em até 7 vezes.
Os LOBs são muito usados no mercado de ações, servindo para manter a liquidez em sessões diárias, já no mundo cripto, são usados por praticamente todos os investidores em âmbito profissional.
Por estar sempre mudando, é difícil fazer uma IA que responda ativa e corretamente ao mercado financeiro, por isso é importante e urgente que projetos como o da equipe de Oxford funcionem bem, “O LOB pode permitir que uma empresa financeira ofereça melhores serviços ou que o governo preveja os impactos da regulamentação financeira sobre a estabilidade do sistema financeiro”, comentou a equipe.