A Oracle está avançando no campo da saúde por meio da incorporação da Inteligência Artificial generativa. Recentemente, durante sua conferência anual de saúde, a empresa, sob a liderança de Larry Ellison, anunciou a integração de um Assistente Digital Clínico impulsionado pela tecnologia de IA em suas soluções de Registro Eletrônico de Saúde (EHR).
Essa iniciativa visa capacitar os profissionais de saúde a automatizar diversas tarefas administrativas em seus fluxos de trabalho, permitindo que eles concentrem seus esforços na qualidade do atendimento ao paciente.
Este anúncio é particularmente relevante em um momento em que empresas de todos os setores estão buscando rapidamente a adoção da Inteligência Artificial generativa. No entanto, como as organizações de saúde progridem ao seu próprio ritmo, enfrentam desafios específicos. De acordo com um recente levantamento realizado pela GE Healthcare, uma das principais razões para a adoção gradual da tecnologia generativa de IA no campo da saúde é a falta de confiança nesse tipo de tecnologia. Isso muitas vezes deve ter preocupações relacionadas a distorções nos resultados e à necessidade de garantir a precisão e segurança dos processos envolvidos na IA.
A ajuda da IA por Voz
A ajuda do assistente de Inteligência Artificial exclusiva da Oracle pode atenuar essas preocupações de forma significativa. A Oracle ressalta que essa solução é especialmente útil para equipes de saúde que lidam com desafios relacionados à falta de pessoal, um problema que se prevê agravar nos próximos anos, com uma escassez estimada de 18 milhões de profissionais até o ano de 2030. Além disso, essa tecnologia tem o potencial de aprimorar a experiência de autoatendimento dos pacientes, proporcionando um atendimento mais eficiente e personalizado.