Nathaniel Chastain, ex-gerente de produto da OpenSea, uma das maiores plataformas de compra e venda de NFTs, foi condenado a três meses de prisão e multado em $50,000, de acordo com informações divulgadas pela Inner City Press. O juiz do Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito Sul de Nova York destacou que Chastain, de 31 anos, era um “infrator pela primeira vez” com um “futuro potencialmente promissor”.
Chastain foi condenado em maio deste ano em um caso que os promotores descreveram como o “primeiro esquema de insider trading de ativos digitais da história”. Ele foi acusado de usar informações confidenciais da OpenSea para lucrar pessoalmente, comprando NFTs que sabia que seriam destacados na página inicial da plataforma. Esses ativos, uma vez destacados, geralmente aumentavam de preço, permitindo que Chastain vendesse os NFTs por lucros de duas a cinco vezes o preço original.
Além da pena de prisão, Chastain também foi condenado a três meses de prisão domiciliar e três anos de liberdade supervisionada. O Procurador dos EUA, Damian Williams, afirmou que a sentença deveria servir como um aviso para outros insiders corporativos, ressaltando que o insider trading “em qualquer mercado” não será tolerado.
O CEO da OpenSea, Devin Finzer, revelou em um post de blog em setembro de 2022 que Chastain foi convidado a se demitir de sua posição na empresa.