A coleção dos fofos pinguins possui 8.888 NFTs que representam amor, empatia e compaixão. A diferença entre todos eles está na vestimenta, acessórios e background, e são principalmente usados para PFP (ou fotos de perfil). A comunidade se auto declara “The Huddle” e “Pengus”, como forma de se reconhecerem, e possuem diversos benefícios, como eventos exclusivos.
Em janeiro de 2022 a comunidade acabou votando para a exoneração dos criadores do projeto pelo não cumprimento de algumas promessas. Em abril do mesmo ano o empresário Luca Netz tomou a frente do projeto depois de pagar 2,5 milhões de dólares em ETH. Desde então os Pudgy Penguins só crescem no mercado, tendo seus NFTs licenciados e transformados em brinquedos.
Há, quando se é parte dessa comunidade fofa, a possibilidade de licenciar um IP (propriedade intelectual) com a imagem dos NFTs que possui, com certas restrições para proteger a marca principal, é claro.
Os principais projetos da Pudgy Penguins são os Lil Pudgy NFTs, que consistem em 22.222 tokens com versões menores dos originais (onde os já detentores de um puderam gerar uma versão Lil gratuita); a Pudgy Rods, que é uma coleção de varas de pesca consideradas um flop pela comunidade (e que ajudou na decisão de retirada dos fundadores do projeto); e os Pudgy Toys antes mencionados, que dão acesso ao Pudgy World e são comercializados no mundo todo.