A NFL embarcou na onda da inteligência artificial (IA), fazendo parceria com a Amazon Web Services (AWS) para aprimorar suas táticas de jogo. De acordo com o Engadget, a colaboração permite que ambas as empresas utilizem tecnologia de ponta para analisar métricas de partidas e identificar comportamentos particulares nos atletas, trazendo uma nova dimensão ao esporte.
Intitulada como Next Gen Stats, esta iniciativa de análise da AWS foi desenhada especialmente para a NFL e foca no exame da “pressão” em partidas de futebol americano. Utilizando algoritmos avançados de IA, a plataforma é capaz de avaliar a agilidade e agressividade dos atletas durante o jogo, além de medir o tempo de reação do quarterback, oferecendo uma visão mais profunda e detalhada do desempenho em campo.
Para o levantamento de informações, a NFL emprega dispositivos de alta tecnologia espalhados pelos estádios participantes, incluindo entre 20 e 30 antenas de banda ultralarga em cada local. Além disso, cada atleta veste ombreiras equipadas com 2 a 3 chips de RFID, bem como outros elementos do equipamento de jogo, aprimorando a qualidade e precisão dos dados coletados.
Segundo a Amazon, o foco atual do aprendizado de máquina do Next Gen Stats abrange três aspectos cruciais do futebol americano: reconhecimento de bloqueadores e rushers em situações de passe; capacitação da plataforma para mensurar o nível de “pressão” durante as partidas; e a identificação de embates um-a-um entre bloqueadores e rushers, enriquecendo a análise e estratégia do jogo.