Enquanto os sindicatos de atores e roteiristas travam uma batalha sem precedentes em Hollywood por melhores condições de trabalho, alguns estúdios parecem ter dobrado as apostas no futuro do setor.
A gigante Netflix está com uma posição em aberto, com alto salário, para um especialistas em Inteligência Artificial (IA) e machine learning.
Enquanto as reivindicações das greves buscam limitar o uso de IA pelos estúdios, a gigante do streaming busca ampliar o uso da tecnologia em suas operações internas.
A Netflix recentemente abriu vagas para cargos como Gerente de Produto na área de Inteligência Artificial, com salários que podem chegar a impressionantes $900 mil anuais.
As vagas são destinadas à divisão de Machine Learning, responsável pelo algoritmo que ajuda os espectadores a escolher quais programas assistir. Além disso, há outras vagas relacionadas à IA, como Cientista de Machine Learning e Engenheiro de Software.
“A Plataforma de Aprendizado de Máquina (MLP) oferece a base para toda essa inovação. Ela proporciona aos profissionais de ML/AI na Netflix os meios para alcançar o maior impacto possível com seu trabalho, tornando fácil o desenvolvimento, implantação e melhoria de seus modelos de aprendizado de máquina”, diz a descrição da vaga na página oficial da Netflix.
Enquanto a utilização de IA pela Netflix tem sido focada em melhorar a experiência do usuário, segundo a própria plataforma, personalizando recomendações e selecionando pôsteres para cada perfil, os sindicatos temem que a crescente adoção de IA na indústria possa levar à substituição de atores e roteiristas.
Atores e roteiristas criticam uso da IA
Os membros do Screen Actor Guild (SAG) afirmam que os salários para atores estão abaixo do que é considerado um salário digno em Hollywood, enquanto a Netflix oferece salários astronômicos para especialistas em IA.
“Essa quantidade de ganhos [US$ 900 mil] poderia qualificar trinta e cinco atores e suas famílias para o seguro de saúde SAG-AFTRA; Tendo sido rico e pobre neste negócio, posso garantir que há dinheiro suficiente para todos; é apenas uma questão de prioridades”, disse o ator Rob Delaney em entrevista ao The Intercept.
A relação entre a oferta de altos salários para especialistas em IA e a greve dos atores e roteiristas levanta questões sobre o futuro da indústria de entretenimento e mostra que os grandes estúdios e players do setor parecem confiar que as inovações tecnológicas podem dar uma séria vantagem de negociação com os trabalhadores.
Enquanto a Netflix nega que a IA esteja substituindo os talentos na frente e atrás das câmeras, a preocupação com o impacto da tecnologia persiste, ainda mais considerando o recente movimento para contratar cada vez mais profissionais capacitados na área de tecnologia.