Ministério da Saúde busca IA para reforçar o SUS

O Ministério da Saúde abrirá inscrições em novembro para implementar IA no SUS, visando aprimorar os serviços de saúde no Brasil.
Ministério da Saúde busca IA para reforçar o SUS / Reprodução: Internet

Na última segunda-feira, dia 16 de outubro, o Ministério da Saúde revelou um novo programa voltado para a submissão de projetos de pesquisa que façam uso da inteligência artificial (IA) com o intuito de aprimorar os serviços de saúde pública no país. No total, serão escolhidas cinco propostas inovadoras. Aqueles que desejarem participar têm a oportunidade de realizar suas inscrições até o dia 17 de novembro, contribuindo assim para o fortalecimento do setor de saúde por meio dessa tecnologia de vanguarda.

Conforme declarado em nota oficial emitida pelo órgão ministerial, “os projetos selecionados devem apresentar soluções que apoiem os administradores e os profissionais do campo da saúde, ampliando a eficiência dos diagnósticos ou otimizando a gestão dos recursos e materiais disponíveis“. Essa abordagem reforça o compromisso do Ministério da Saúde em aprimorar a prestação de serviços e a utilização de recursos no setor de saúde por meio da IA.

Essa ação integra o escopo do programa Grand Challenges Brasil, que conta com a participação ativa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação Bill & Melinda Gates. Esta colaboração entre instituições renomadas reflete o compromisso conjunto com a promoção de soluções inovadoras no campo da saúde pública, reforçando ainda mais o impacto positivo desses esforços na sociedade.

O programa em questão disponibilizará um auxílio financeiro de até R$ 500 mil por projeto, totalizando um investimento expressivo de R$ 2,5 milhões. Serão escolhidos pesquisadores vinculados a instituições brasileiras que se destacam pela sua contribuição em termos de inovação e expertise local. É crucial ressaltar que os projetos selecionados devem estar alinhados com as prioridades estabelecidas pelas políticas nacionais do Complexo Econômico-Industrial da Saúde, enfocando a produção local e a promoção da inovação. Além disso, a iniciativa tem como objetivo primordial identificar soluções baseadas em inteligência artificial que atendam às demandas cruciais do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o território nacional, fortalecendo, assim, a qualidade e eficiência dos serviços de saúde pública no Brasil.

Leia mais:

Assine nossas notícias para receber todas as novidades do mundo cripto!

Notícias

Deixe seu Comentário