A Meta, corporação que supervisiona as redes sociais Instagram e Facebook, revelou na quarta-feira (8) uma estratégia inovadora de combate à desinformação presente em conteúdos gerados através da IA. A nova diretriz da Meta para anunciantes, estípula que aqueles que veiculam postagens patrocinadas devem notificar os utilizadores de que as publicações foram “criadas ou editadas digitalmente” com auxílio de ferramentas de IA. Essa iniciativa visa aumentar a transparência e a responsabilidade no compartilhamento de conteúdos nas plataformas.
A nova política se aplica a gravações de áudio, vídeos ou imagens que retratam indivíduos reais engajados em ações fictícias, postagens que concebem cenários alternativos para eventos verídicos e materiais que exibem figuras ou eventos totalmente gerados pela inteligência artificial. A intenção da empresa é conter a disseminação de informações falsas, particularmente durante o período eleitoral nos Estados Unidos. Tal medida visa assegurar a autenticidade das publicações e promover um ambiente online mais confiável e responsável. Além disso, busca-se evitar a manipulação de conteúdo midiático, resguardando a integridade do processo democrático.
A disseminação de deepfakes envolvendo candidatos em discursos ou situações controversas, projetados para difamá-los ou exaltá-los, é uma realidade cada vez mais presente nas redes sociais. Muitas vezes, essas produções artificiais são compartilhadas sem qualquer identificação de sua origem por IA. Seguindo as diretrizes estabelecidas pela Meta, apenas as alterações digitais substanciais que afetem o conteúdo em si, como modificações de discurso ou contexto, serão sujeitas a notificação. Alterações sutis, de natureza meramente estética, como ajustes de cor, recortes ou melhorias na nitidez, estão isentas dessa exigência. Além disso, a Meta implementará um sistema de alerta na sua biblioteca de anúncios, tornando possível o rastreamento e identificação de conteúdos similares ou tentativas subsequentes de promover postagens semelhantes. Essas medidas visam aprimorar a integridade e a transparência nas plataformas, especialmente durante o contexto político, minimizando o impacto das manipulações de IA nas narrativas públicas.
A implementação desta medida está programada para ocorrer a partir de 2024, embora sua aplicação possa ser gradual e não simultânea em todos os países. A Meta se compromete a divulgar informações adicionais sobre os pormenores das novas diretrizes em um momento posterior, visando fornecer maior clareza e transparência sobre seu plano de ação. Essa abordagem gradual e informativa reflete o compromisso da empresa em garantir uma transição suave e eficaz para as novas políticas, levando em consideração as particularidades de cada região.
Leia mais:
- Sorare revela alternativa de compra rápida
- Bubble Rangers | Soft launch do jogo NFT aberto
- Banco Central dispensa autorização de Exchanges de criptomoedas
Assine nossas notícias para receber todas as novidades do mundo cripto!