Jogos Web3: o que são e quais suas características?

Como todos sabemos, a Web3 chegou para descentralizar as decisões dos usuários da rede. Os games que oferecem NFTs (Tokens Não Fungíveis), chamados de tokens, para recompensar o jogador, podem ser considerados jogos Web3. O objetivo da estratégia é elevar a interação com a aplicação compensando o usuário.

Os jogos Web3 são jogos que utilizam a tecnologia blockchain e a infraestrutura descentralizada da nova fase da rede de internet para criar experiências nas quais o jogador assume o papel principal nas transações – sejam elas as decisões estratégicas para avançar de nível ou nas transações financeiras trocando seus NFTs ou moedas virtuais (criptomoedas) por dinheiro real.

NFT é um símbolo eletrônico criado em uma plataforma blockchain para representar algum bem digital considerado único, como uma obra de arte, um tweet, um item colecionável e até mesmo um imóvel virtual.

No caso de games, representam itens, como armas, armaduras, carros de corrida, monstrinhos virtuais, entre outros. Eles são armazenados no blockchain (a tecnologia por trás dessas transações), o que os torna seguros e facilmente transferíveis entre os jogadores.

Os diferenciais dos jogos Web3

Esses jogos permitem que os jogadores tenham controle total sobre seus ativos digitais, como moedas virtuais, itens de jogo e outros recursos. O nicho desse mercado de games ainda está em desenvolvimento. Começou com pequenas desenvolvedoras indie, entre elas Sky Mavis, do jogo Axie Infinity -que acabou se tornando sinônimo de jogos desse tipo.

Um fato relevante é que no ano passado, desenvolvedoras renomadas do segmento tradicional de jogos, como Ubisoft e Square Enix anunciaram que estão interessadas nesse mercado. A Ubisoft já fez uma tentativa, mas não foi feliz ainda. A Square Enix vendeu as principais franquias ocidentais, entre elas Tomb Raider, para investir o dinheiro no seu jogo de Web3.

Outro dado importante é que mesmo que os preços dos criptoativos estejam em baixa, o interesse de empresas segue forte. O ativo mais parecido com esse mercado é a Bolsa de Valores. É preciso acompanhar muito para aprender a entrar e sair na hora certa. Em época de baixa, é bom acompanhar para investir e ganhar na alta. Mas é trabalhoso. Exige tempo e dedicação.

Quais as principais características dos jogos Web3?

Uma das principais características dos jogos Web3 é o uso de NFTs e criptomoedas.

Os jogos Web3 tem sua origem no lançamento da Bitcoin, a primeira criptomoeda. A tecnologia blockchain permitiu a criação de uma nova classe de jogos online que utiliza tokens e contratos inteligentes para representar ativos digitais e realizar transações transparentes no mundo virtual.

O lançamento da rede Ethereum em 2015 alavancou o crescimento dos jogos de Web3, pois a nova moeda gera contratos inteligentes mais sofisticados, o que possibilitou o desenvolvimento de jogos mais complexos e interativos, que se tornaram conhecidos como “jogos descentralizados” ou “jogos DApps” (aplicativos descentralizados).

Os primeiros jogos foram lançados como play-to-earn ou play-to-win, mas com o feedback dos jogadores hoje se está caminhando para um modelo play-and-earn, onde a jogabilidade deve ser colocada acima do marketplace.

À medida que evoluem no jogo, os gamers ganham dinheiro em criptomoedas. Outra forma de monetizar os jogos de Web3 é vender os NFTs – itens conquistados nos jogos que têm valores únicos em dinheiro real.

Leia mais sobre Web3:

Os Jogos Web3 Mais Populares

Axie Infinity (Sky Mavis): Este é um jogo baseado em blockchain que combina elementos de Pokémon e Tamagotchi. Os jogadores podem coletar, criar e lutar contra criaturas chamadas Axies.

Axie Infinity, da Sky Mavis. Foto: Divulgação/Axie Infinity Universe

The Sandbox (PIXOWL INC.): Este jogo é um mundo virtual onde os jogadores podem construir, possuir e monetizar suas próprias experiências de jogo usando NFTs.

The Sandbox, da PIXOWL INC. Foto: Divulgação/The Sandbox

Gods Unchained (iMMUTABLE): Este é um jogo de cartas colecionáveis digital onde os jogadores podem coletar, trocar e batalhar com cartões NFT únicos.

Gods Unchained, da iMMUTABLE. Foto: Divulgação/Gods Unchaines Decks

Decentraland (Decentraland Foundation): Este jogo é um mundo virtual onde os jogadores podem criar e explorar uma variedade de ambientes diferentes, de cidades a parques temáticos.

Decentraland, da Decentraland Foundation. Foto: Divulgação/Decentraland

CryptoKitties (Dapper Labs): Este é um jogo colecionável onde os jogadores podem criar e trocar gatos digitais únicos.

CryptoKitties, da Dapper Labs. Foto: Press kit/CryptoKitties

Town Star (Gala Games): jogadores constroem e gerenciam sua própria cidade virtual, onde devem reunir recursos, cultivar e administrar sua economia para desenvolver sua cidade e atrair novos cidadãos.

Town Star, da Gala Games. Foto: Divulgação/Town Star

Mirandus (Gala Games): Ainda em desenvolvimento, nesse jogo os jogadores poderão explorar o mundo aberto, lutar contra criaturas temíveis e se envolver em diplomacia e política com outros jogadores.

Mirandus, da Gala Games. Foto: Divulgação/Mirandus

Infinite Fleet (Exordium Limited): Um jogo de estratégia de ficção científica que usará a tecnologia blockchain para ativos de propriedade do jogador e moedas do jogo.

Infinite Fleet, da Pixelmatic. Foto: Press Kit/Infinite Fleet

Hash Rush (VZ Games): Crie estratégias em tempo real onde os jogadores podem minerar criptomoedas e negociar ativos no jogo.

Hash Rush, da VZ Games. Foto: Divulgação/Hash Rush

Mythereum (Ethereum blockchain): Um jogo de cartas colecionáveis onde os jogadores podem batalhar e trocar cartas NFT.

Mythereum, da Ethereum blockchain. Foto: Blog Oficial/Mythereum

Neon District (Blockade Games): Um RPG cyberpunk que apresenta batalhas por turnos e um enredo ramificado.

Neon District, da Blockade Games. Foto: Medium/Neon District

Qual a moeda principal da Web3?

A própria expressão de Web3 serve para definir uma nova iteração da World Wide Web onde a blockchain e a qualidade descentralizada das aplicações fornecem maior escalabilidade, privacidade e desempenho a todos os produtos na web.

A primeira delas, o Bitcoin, lançou uma forma de dinheiro eletrônico que pode ser transferida sem o intermédio de instituições financeiras. O BTC é digital, descentralizado e não é controlado por governos, empresas ou pessoas.

As transações são confirmadas na blockchain, que funciona como um banco de dados gigante que registra todas as negociações dos usuários, transformando os próprios participantes em auditores da rede.

Algumas moedas da Web3 são BTC (Bitcoin), ETH (Ethereum), LTC (Litecoin), XRP (Ripple), Binance Coin (BNB) e Solana (SOL).

Entre as várias moedas usadas na Web3, algumas são específicas dos jogos, como MANA, AXS, SLP, GMT, GALA, SAND.

Além das criptomoedas, os jogos Web3 também incluem o uso dos (NFTs), ativos digitais exclusivos armazenados no blockchain que podem representar qualquer coisa, desde arte digital até itens do jogo.

Redação

Deixe seu Comentário