O jogo Virtue Poker está sendo relançado com um novo foco na conexão de comunidades de NFTs. Incubado pela gigante de softwares da Ethereum, Consensys, o jogo quer oferecer partidas de poker online tokenizadas e amparadas em criptomoedas.
A empresa por trás do projeto foi criada em 2016 com o intuito de descentralizar o poker online, e apenas dois anos depois ela já havia captado US$ 12,5 milhões com a venda de tokens. Até 2021, o projeto conseguiu mais US$ 5 milhões em investimentos, mas encontrou dificuldade com a velocidade e os custos das transações nas redes de segunda camada da Ethereum, além dos problemas regulatórios relacionados a jogos de azar nos Estados Unidos e na Europa.
Em 2023, porém, as coisas mudaram, com a empresa conseguindo uma licença do arquipélago europeu de Malta. Com isso, Virtue Poker pôde ser lançado nos EUA de forma legal, mas encontrou desafios para atrair e reter usuários, chegando à beira do colapso. Com isso, a plataforma virtual foi desativada.
Entretanto, no dia 30 de agosto, o jogo retornou com um novo formato de teste beta, com uma infraestrutura que facilita a criação de comunidades e torneios, permitindo que organizações criem clubes de poker com seus próprios espaços virtuais com capacidade para mais de 1.000 convidados. Atualmente, a plataforma é gratuita, mas deverá cobrar uma mensalidade dos clubes no futuro.
O desenvolvedor do projeto, Ryan Gittleson, afirmou que as dificuldades enfrentadas foram frustrantes, mas que ele está confiante na sua visão, tendo identificado grupos de amantes de NFTs e poker procurando formas de organizar seus jogos. Com isso, ele pretende disponibilizar prêmios em NFTs e outros tokens para atrair estes grupos.
No momento, Virtue Poker possui suporte para a blockchain Ethereum e as redes de escalabilidade Polygon, Solana e BNB Smart Chain, da Binance. Para comemorar o relançamento da plataforma, foi feito um campeonato para os donos do token VPP da plataforma, oferecendo ao vencedor U$S 500 na stablecoin USDT.