A inteligência artificial (IA) está transformando o mundo do trabalho de maneiras inimagináveis. Um estudo recente sugere que a implementação de IA pode resultar em uma economia de tempo considerável. A pesquisa indica que os funcionários que utilizam IA podem poupar uma média de 390 horas de trabalho por ano, o que equivale a cerca de 16 dias de trabalho.
A pesquisa, conduzida pela Censuswide em nome da Visier, uma plataforma de análise baseada em nuvem, entrevistou 3.030 profissionais empregados em empresas com mais de 250 funcionários no Reino Unido, Estados Unidos, Canadá e Alemanha. Os resultados mostraram que aqueles que já estão implementando a IA em seu ambiente de trabalho economizam 1,55 horas por dia.
No entanto, apesar dos benefícios evidentes, muitos funcionários expressaram preocupações sobre a possibilidade de a tecnologia substituir suas habilidades e levar à perda de empregos. Ainda assim, 67% reconheceram a importância de adquirir habilidades em IA para o avanço futuro de suas carreiras.
Arnóbio Morelix, CEO da Faculdade Sirius, uma instituição de ensino focada em ciência de dados e inteligência artificial, ressalta que, no futuro, todo profissional de alto desempenho trabalhará em conjunto com robôs coworkers e precisará ter conhecimento em ciência de dados.