Na ontem (13), o Google disponibilizou o Gemini Pro, uma ferramenta avançada de IA para desenvolvedores e corporações. A gigante da tecnologia revelou também o inédito Google AI Studio, expandiu os modelos disponíveis no Vertex AI e finalmente tornou o Duet AI acessível a todos os desenvolvedores. Adicionalmente, a empresa divulgou planos para o lançamento do Gemini Ultra no começo de 2024, prometendo uma capacidade extraordinária para executar operações de alta complexidade. Esta nova linha de produtos do Google visa impulsionar a inovação e eficiência no desenvolvimento de soluções de inteligência artificial, prometendo transformar o cenário tecnológico e oferecer ferramentas poderosas para enfrentar desafios empresariais complexos.
A recente inovação do Google inclui a introdução da API Gemini Pro no Google AI Studio. Esta nova versão aceita textos com até 32 mil caracteres, está temporariamente disponível sem custo e abrange 38 línguas diferentes. De acordo com a empresa, esta ferramenta é especializada em converter entradas textuais em saídas textuais similares. Além disso, o Google expandiu suas ofertas com o Gemini Pro Vision, uma variante multimídia do modelo, capaz de processar imagens como entrada. Esta expansão representa um avanço significativo na interação entre diferentes formatos de dados, proporcionando aos usuários uma gama mais ampla de possibilidades criativas e funcionais. O Gemini Pro Vision abre novos caminhos para a interpretação de dados visuais, integrando-os de maneira inteligente com análises textuais.
Uma das novidades mais aguardadas, o Duet AI, agora está ao alcance de todos os desenvolvedores. Esta inteligência artificial age como um parceiro em projetos inovadores, impulsionando a criação de softwares. Revelada inicialmente no evento Google I/O em maio, a ferramenta surge como uma alternativa às funcionalidades de programação oferecidas pelo ChatGPT. Integrada ao Google Cloud, o Duet AI simplifica a implementação de programas em ambiente de nuvem. De acordo com o Google, a ferramenta é compatível com diversas Interfaces de Desenvolvimento Integradas (IDEs), incluindo Cloud Shell Editor, Cloud Workstations, IntelliJ, PyCharm e Visual Studio Code. Destacando-se pela sua versatilidade, o Duet AI oferece suporte para mais de 20 linguagens de programação, como C, C++, Go, JavaScript e Python. Esta inovação representa um marco no campo do desenvolvimento de software, oferecendo uma plataforma robusta e adaptável para o avanço tecnológico e a otimização de processos de programação.
O Google recentemente enriqueceu sua plataforma Vertex AI com a adição de dois modelos inovadores: o Imagen 2, um criador de imagens a partir de descrições textuais, e o MedLM, uma série de inteligências artificiais especializadas no setor de saúde. A Vertex AI, parte integrante do segmento de nuvem do Google, consolida modelos e ferramentas focadas em tarefas específicas, facilitando a implementação ágil e direta dessas tecnologias em aplicações diversas. Além disso, um avanço notável foi a integração do Gemini no Android Studio, permitindo que desenvolvedores comecem projetos já adaptados para a API Gemini ou utilizem o Google AI Studio para desenvolver extensões utilizando a inteligência artificial. Este movimento representa um passo significativo na facilitação do acesso a ferramentas de IA avançadas, permitindo que desenvolvedores de todos os níveis criem aplicações mais sofisticadas e integradas.
Leia mais:
- Immutable faz parceria com a Transak para facilitar pagamentos em games
- Jogo brasileiro de PC será o primeiro com licença NFT
- Binance aponta 10 indicadores da alta do mercado cripto
Assine nossas notícias para receber todas as novidades do mundo cripto!