O Google anunciou recentemente uma série de novas ferramentas de IA da Cloud voltadas para o setor de varejo. Assim, elas visam aprimorar experiências de compras online e outras operações do setor. Entre os lançamentos, destaca-se um chatbot alimentado por IA generativa, que os varejistas podem incorporar em seus sites e aplicativos móveis.
Os chatbots são capazes de engajar consumidores em conversas úteis e detalhadas, oferecendo recomendações de produtos com base nas preferências dos compradores. De acordo com Carrie Tharp, vice-presidente de indústrias estratégicas do Google Cloud, a IA generativa evoluiu rapidamente de um conceito pouco reconhecido. Atualmente, ela é uma das capacidades de tecnologia de crescimento mais rápido, e parte fundamental das agendas de muitos varejistas.
Além disso, a empresa apresentou um recurso de modelo de linguagem extenso (LLM) destinado a aprimorar a qualidade das buscas de produtos. A personalização do LLM com base nos catálogos de produtos e padrões de compras dos clientes promete oferecer resultados de pesquisa mais precisos.
Mais detalhes das ferramentas de IA do Google Cloud para varejo
Os produtos recém-anunciados também incluem ferramentas para melhorar sistemas de atendimento ao cliente dos varejistas e acelerar processos de catalogação de produtos. Até mesmo as lojas físicas serão beneficiadas com novas capacidades de IA por meio do Google Distributed Cloud Edge, um produto existente de hardware e software.
O anúncio dessas ferramentas veio dias antes do início da convenção anual da Federação Nacional de Varejo em Nova York. Assim, grandes varejistas já prometeram adotar as ferramentas. Entre elas, a fabricante de lingeries Victoria’s Secret planeja implementar o chatbot para oferecer recomendações personalizadas aos clientes.
Com o setor varejista buscando constantemente formas de melhorar a eficiência operacional e a experiência do cliente, a adoção de ferramentas de IA, como as lançadas pelo Google Cloud, mostra-se crucial para impulsionar a inovação e atender às demandas dinâmicas do mercado. Conforme a IA generativa se consolida como uma força transformadora, podemos esperar mais avanços e integrações nos próximos anos, consolidando-a como peça fundamental no cenário do varejo global.
Leia mais:
- Amazon adiciona novos recursos de IA generativa à Alexa
- Microsoft lança Copilot Pro com novas funções de IA
- Conheça o novo kit de iluminação por inteligência artificial
Assine nossas notícias para receber todas as novidades do mundo cripto!