Google Chrome recebe recursos de IA

O Google anunciou três novos recursos baseados em IA para seu navegador Chrome, que devem ficar disponíveis em breve.
Ilustração estilizada do logo do Google Chrome

O popular navegador web, Google Chrome, está recebendo uma atualização revolucionária, impulsionada pela tecnologia de Inteligência Artificial (IA). A empresa anunciou a adição de três novos recursos alimentados por IA para as versões do Chrome em Mac e Windows. Entre as novidades estão um assistente de escrita integrado, um criador de temas personalizados e um organizador de abas inteligente.

O assistente de escrita é semelhante a uma função já presente na experiência de busca experimental do Google, SGE (Search Generative Experience). Assim, permitirá aos usuários obter ajuda na redação de textos online, como postagens em fóruns, avaliações e muito mais.

A função, ainda experimental, estará acessível no próximo lançamento do Chrome, permitindo que o usuário clique com o botão direito em uma caixa de texto na web e escolha “ajude-me a escrever”. Assim, o assistente oferecerá sugestões inteligentes quando o usuário começar a digitar.

Além disso, a IA será empregada para ajudar na organização de grupos de abas e na personalização do navegador. A funcionalidade de Grupos de Abas permitirá organizar automaticamente abas com base nas atividades, sugerindo nomes e emojis para tornar a identificação mais fácil. Já o recurso de criação de temas com IA permitirá que os usuários gerem temas personalizados para o Chrome com base em assunto, humor, estilo visual e cor.

Quando vai sair a IA do Google Chrome?


Embora o recurso de redação esteja previsto para o próximo lançamento do Chrome, os recursos de organização de abas e criação de temas com IA já estão disponíveis nos Estados Unidos. Entretanto, estão restritos a usuários de Mac e Windows com a versão atual do Chrome (M121). Para acessar esses recursos, basta fazer login no Chrome, selecionar “Configurações” no menu de três pontos e navegar até a página “IA Experimental”.

Assim, esses recursos se juntam a outras ferramentas já disponíveis no Chrome que utilizam IA e aprendizado de máquina (ML). Entre eles, estão a capacidade de legendar áudio e vídeo, proteger os usuários de sites maliciosos por meio do recurso de Navegação Segura do Android, silenciar solicitações de permissão e resumir páginas da web com o recurso “SGE enquanto navega”.

Além disso, o Google promete mais atualizações com recursos de IA e ML para o Chrome ao longo do próximo ano. Entre eles, há integrações com seu novo modelo de IA, Gemini, visando tornar a experiência de navegação na web ainda mais fácil e personalizada.

Leia mais:

Assine nossas notícias para receber todas as novidades do mundo cripto!

Lucas S.

Deixe seu Comentário