Google anuncia marcas d’água invísiveis em imagens geradas por IA

Google

O Google revelou uma medida inovadora para reforçar privacidade e segurança na Vertex AI, sua ferramenta de geração de imagens com inteligência artificial: marcas d’água invisíveis.

Durante o evento Google Cloud Next em São Francisco, o CEO da empresa, Sundar Pichai, introduziu ferramentas de IA destinadas ao Google Workspace, incluindo a adição de marcas d’água digitais a imagens geradas. Esse recurso está integrado ao Vertex AI, que faz parte das soluções de computação em nuvem do Google, permitindo que desenvolvedores criem e implementem aplicativos personalizados e modelos de IA.

Sundar Pichai destacou que o Vertex AI pode inserir marcas d’água invisíveis em imagens geradas, utilizando tecnologia desenvolvida pelo Google Deepmind, de forma a preservar a qualidade visual das imagens. Adicionalmente, o Google desenvolveu ferramentas de verificação para identificar essas marcas d’água e determinar se uma imagem foi originada por IA. Com os avanços na IA generativa, a distinção entre imagens geradas e imagens autênticas está se tornando mais complexa.

Embora uma data exata para o lançamento público da nova ferramenta não tenha sido divulgada por Pichai, ele mencionou que a funcionalidade está atualmente disponível em uma “prévia experimental” para um grupo restrito de clientes. O Google reforça o compromisso em desenvolver tecnologias com responsabilidade, pautadas por princípios de privacidade e segurança.

Recentemente, o Google também anunciou melhorias em seu mecanismo de busca ao integrar novas capacidades de IA generativa, visando aprimorar as pesquisas e a compreensão online.

Leia mais sobre inteligência artificial:

Lucas S.

Deixe seu Comentário