Segundo um estudo recente da MarketsandMarkets Research, o setor de tokenização está projetado para vivenciar um notável crescimento. Em 2021, o setor atingiu um valor de mercado de cerca de 2,3 bilhões de dólares, e a pesquisa indica que esse valor poderá aumentar para 5,6 bilhões de dólares até 2026, o que totaliza um crescimento de 146%.
A abordagem de tokenização de ativos não apenas amplia o acesso do investidor a obras e ativos que anteriormente eram restritos a pessoas com melhores condições financeiras, mas também oferece a possibilidade de negociação em mercados secundários. Isso porque através da tokenização os ativos tornam-se divisíveis e podem ser representados por frações, facilitando o acesso a oportunidades de investimento que antes eram inacessíveis para muitos, o que também contribui para aumentar a liquidez dos ativos e, como resultado, reduzir os custos ao eliminar intermediários.
Além disso, a tokenização de ativos é considerada um dos elementos mais proeminentes no ecossistema das finanças descentralizadas (DeFi) por se apresentar como uma solução viável ao permitir que tanto ativos físicos quanto digitais sejam registrados e representados como tokens em uma blockchain.