Um novo estudo revela que bots do Twitter e as postagens de Elon Musk estão desempenhando um papel fundamental para o aumento artificial dos preços de algumas das mais famosas altcoins no mercado de criptoativos.
O Network Contagion Research Institute (NCRI), organização civil que procura prever ameaças no mundo digital, publicou, na última quarta-feira (2), um estudo que analisou milhões de postagens do Twitter e encontrou indícios de influência na alta de criptomoedas listadas na FTX, como The Sandbox, Gala, Gods Unchained e LooksRare, após centena de milhares de publicações coordenadas sobre o movimento desses ativos.
Ainda segundo o estudo, boa parte dos tokens analisados apresentaram sinais de que a atividade dos bots influenciou seus preços, inflando artificialmente o interesse pelos criptoativos.
Além disso, o estudo aponta para a possibilidade de uma coordenação entre a FTX ou a Alameda Research e a atividade dos bots, levantando questões sobre manipulação de mercado.
A análise também investigou o impacto dos tweets de Elon Musk nas moedas Pepe e Psyop. Constatou-se que as postagens do CEO da Tesla afetaram os preços dessas chamadas “memecoins“.
A divulgação de memes relacionados à Pepe Coin por Musk impulsionou o preço do token em mais de 50% em 24 horas.
“Ao contrário das afirmações de que a atividade de bots no Twitter havia diminuído desde sua tomada, a análise da NCRI conta uma história diferente. Foi observada uma presença considerável de bots em relação a tweets sobre $PEPE e $PSYOP. Um teste de causalidade de Granger sugeriu uma relação preditiva entre os tweets de contas semelhantes a bots e os movimentos de preço do $PEPE”, diz o estudo em seu texto.
Segundo a conclusão do estudo, os dados analisados e seus resultados alertam para um real risco de manipulação do mercado por meio das redes sociais e da atividade inautêntica de pessoas e instituições com maior influência nesse mercado.
“fica evidente que, à medida que as criptomoedas se tornam cada vez mais populares, o potencial de manipulação do mercado por meio das redes sociais e da atividade inautêntica apresenta riscos consideráveis para os investidores e a estabilidade dos mercados financeiros. Reguladores, plataformas e o público devem estar cientes dessas táticas e desenvolver métodos para identificar e combater tais estratégias”, afirma o relatório.
“As descobertas deste estudo enfatizam a necessidade urgente de mercados de criptomoedas regulados e transparentes. As dinâmicas descritas nesta pesquisa foram extremamente pronunciadas e causaram perdas de bilhões de dólares e atividades fraudulentas significativas e contínuas. Apesar dessa magnitude, a cobertura pública e midiática em torno desses golpes é surpreendentemente silenciosa”, continua o estudo em sua conclusão.