Estudantes de Dakota do Norte guardam diplomas em carteiras blockchain

A revolução digital chega às escolas: Blockchain transforma a forma como os estudantes compartilham seus diplomas
Estudantes

Em uma nova iniciativa, o estado de Dakota do Norte, nos Estados Unidos, lançou um programa que permite aos estudantes armazenar suas credenciais acadêmicas, incluindo diplomas e transcrições, em carteiras digitais alimentadas por blockchain. A ideia é dar aos estudantes mais controle sobre seus documentos importantes, facilitando o compartilhamento de credenciais verificadas com potenciais empregadores ou instituições de ensino.

O programa, que começou em agosto passado, utiliza uma blockchain permissionada para garantir a segurança e a veracidade dos documentos. A tecnologia foi desenvolvida originalmente pela empresa de software Evernym, de Seattle, e operada como a rede Sovrin. No entanto, a Evernym foi adquirida pela Avast em dezembro de 2021, e a blockchain está sendo desativada, o que significa que o departamento de tecnologia da informação de Dakota do Norte terá que encontrar uma nova cadeia até o outono.

A implementação da blockchain na educação não se limita a diplomas e transcrições. O estado também está trabalhando com faculdades comunitárias para emitir graus de cibersegurança na forma de credenciais digitais. Além disso, há esforços para obter credenciais semelhantes para técnicos de emergência médica.

Essa iniciativa faz parte de um consórcio de oito estados através da Associação Nacional de Governadores, que está tentando avançar currículos digitais seguros e verificáveis, com ênfase nas habilidades das pessoas, para que possam ser combinadas com um trabalho que se adapte às suas competências.

Leia mais:

Juliana S.

Deixe seu Comentário