A discussão sobre o consumo de energia em tecnologias emergentes não é nova. Recentemente, a Hive Digital Technologies apontou que — para eles — as preocupações sobre o uso de energia em IA e Bitcoin são exageradas e tendem a melhorar com o tempo.
Críticas e Realidade
Adam Sharp, diretor de pesquisa da Hive Digital, argumenta que as previsões apocalípticas sobre o consumo de energia em IA são tão infundadas quanto as feitas anteriormente sobre o Bitcoin. Ele cita como exemplo a previsão de 2017 da Newsweek, que afirmava que o Bitcoin consumiria 100% da energia mundial até 2020. “Essa tecnologia é muito nova e a eficiência vai melhorar dramaticamente nos próximos anos”, diz Sharp.
Comparação entre IA e Bitcoin
Tanto a IA quanto o Bitcoin exigem equipamentos de computação intensivos em energia para operar. No entanto, Sharp aponta que modelos de linguagem grandes como o ChatGPT têm o potencial de aumentar drasticamente a produtividade humana, compensando assim o consumo de energia.
Energia Renovável: A Solução?
Sharp também menciona que os provedores de computação de alto desempenho (HPC) estão interessados em buscar fontes de energia renovável para suas operações, assim como o Bitcoin. Ele destaca que mais da metade da indústria do Bitcoin pode já ser alimentada por energia sustentável.
Desafios e Oportunidades
Uma vantagem que o Bitcoin tem sobre a IA é sua compatibilidade com as redes de energia renovável. “O Bitcoin é interrompível, o que significa que pode ser desligado rapidamente quando a demanda por energia aumenta”, explica Sharp. No entanto, ele observa que os serviços de HPC/AI/GPU-cloud são “muito mais rentáveis por unidade de energia” em comparação com a mineração de Bitcoin.
As preocupações sobre o consumo de energia em IA e Bitcoin são importantes, porém muitas vezes não levam em conta as melhorias futuras em eficiência energética. Com o avanço da tecnologia e o aumento do uso de energia renovável, é provável que essas preocupações se tornem cada vez menos relevantes. A Hive Digital está otimista de que a eficiência em ambas as tecnologias melhorará significativamente nos próximos anos, beneficiando tanto o setor de IA quanto o de criptomoedas.