Os desenvolvedores de Bitcoin seguem expandindo os limites do que as Ordinals são capazes de realizar. Recentemente, a organização Ninjalerts revelou um projeto chamado Pizza Ninja, anunciando a inclusão de um emulador do Super Nintendo (SNES) na blockchain do Bitcoin.
As Ordinals são uma inovação na blockchain do Bitcoin, permitindo a inscrição direta de diversos conteúdos, incluindo textos, imagens e agora até emuladores. Funcionando como uma espécie de NFT do Bitcoin, as Ordinals visam preservar digitalmente diversos conteúdos na blockchain, expandindo seu uso além das transações financeiras. Assim, elas têm o potencial de redefinir a preservação digital e integrar arte e entretenimento na rede do Bitcoin.
Enquanto isso, um emulador de videogame é um programa que permite que um sistema de computador imite outro. Dessa forma, possibilita que jogos de arcades e consoles antigos sejam jogados em dispositivos para os quais não foram originalmente destinados – neste caso, na blockchain do Bitcoin.
De acordo com o CEO da Ninjalerts, Trevor Owens, o projeto Pizza Ninja foi inspirado por uma preocupação real com a preservação de videogames clássicos. Isso porque 87% deles não estão em circulação ativa e licenciada, sendo considerados “criticamente ameaçados”.
Como funciona o NFT Bitcoin do emulador de Super Nintendo
Demonstração do emulador em ação
O emulador do Super Nintendo está incorporado em cada Imagem de Perfil Ninja, permitindo que os usuários joguem usando um explorador ou mercado de Ordinals em seus navegadores. Conforme Owens, a escolha do SNES ocorreu devido ao custo do tamanho do bloco e ao limite de 1MB de um bloco de Bitcoin, sendo a era 16 bits provavelmente o máximo viável atualmente.
Apesar do otimismo em relação ao futuro dos jogos na blockchain do Bitcoin, Owens reconhece que questões de direitos autorais podem limitar quais jogos podem fazer a transição para o domínio público. Apesar da controvérsia em adicionar transações não financeiras à rede, Owens acredita que o projeto servirá como um serviço público, elevando a discussão sobre a preservação de artefatos culturais digitais.
Leia mais:
- Uso de IA no mercado de criptomoedas em 2023
- Golden Kippu: Genopets revela uma caça ao tesouro
- The Sandbox lança o evento “Game Jam do Dr. Bomkus”
Assine nossas notícias para receber todas as novidades do mundo cripto!