Empresa desenvolve IA para reduzir desperdício de alimentos

Com sua inovadora tecnologia de IA, uma empresa lidera a luta para reduzir o desperdício de alimentos frescos
Empresa desenvolve IA para reduzir desperdício de alimentos / Reprodução: Internet

A empresa francesa Ida inovou ao criar uma tecnologia baseada em IA que visa combater o desperdício de alimentos frescos, abrangendo uma ampla gama de produtos, como frutas, verduras, carnes, aves e pescados. Recentemente, a startup concluiu com sucesso uma rodada de financiamento inicial, angariando aproximadamente US$ 2,9 milhões em investimentos. Esta rodada de financiamento foi liderada por investidores proeminentes, incluindo Frst, Daphni, Motier Ventures e Kima Ventures. Com esse suporte financeiro, a Ida está bem posicionada para expandir sua missão de reduzir o desperdício de alimentos e beneficiar o mercado de mercearias.

Conforme indicado pela startup, a abordagem predominante nos supermercados envolve a utilização de planilhas de pedidos como principal recurso para a gestão do cronograma de reposição de estoque. No entanto, esse método demonstrou ser suscetível a imprecisões, potencialmente contribuindo para o desperdício e escassez de alimentos. A missão central da empresa é revolucionar esse processo, capacitando os comerciantes com as ferramentas necessárias para melhorar a eficiência. Com esse propósito, a startup desenvolveu um aplicativo intuitivo, projetado para tablets, que se integra a um sofisticado algoritmo de previsão de demanda. Esse sistema fornece orientações valiosas aos profissionais do setor na tomada de decisões relativas à reposição de produtos frescos, visando otimizar a gestão de estoque.

Atualmente, o aplicativo concentra seus esforços na previsão de demanda para produtos hortifrútis, com planos concretos de ampliar sua atuação em breve, incluindo categorias como carnes e pescados. Essa estratégia visa aprimorar o gerenciamento de produtos perecíveis, uma área tradicionalmente desafiadora para os supermercados. O cofundador e CEO, Mateo Beacco, compartilhou com o TechCrunch sua visão sobre como a empresa pretende revolucionar essa parcela subatendida dos estoques varejistas. Ao se especializar em produtos perecíveis, a empresa pretende preencher uma lacuna essencial no setor de supermercados, proporcionando eficiência na gestão de estoque e, ao mesmo tempo, contribuindo para a redução do desperdício de alimentos frescos.


Conforme destacado por Beacco, o aplicativo utiliza uma vasta gama de mais de cem parâmetros distintos, combinados com um histórico de vendas abrangendo no mínimo três anos, para fornecer suas previsões. Além disso, a inteligência artificial realiza análises abrangentes de variáveis como as condições climáticas, sazonalidade, flutuações de preço, desempenho de outros supermercados na região, promoções especiais e muitos outros elementos relevantes. Com base nesses dados, a IA realiza previsões criteriosas para determinar os próximos pedidos necessários para o estabelecimento, garantindo a manutenção de um estoque eficiente e livre de desperdícios. Essa abordagem altamente analítica e baseada em dados permite que os varejistas otimizem suas operações, reduzam os custos associados ao excesso de estoque e evitem a escassez de produtos essenciais, ao mesmo tempo, em que minimizam o desperdício de alimentos frescos, contribuindo para uma gestão mais sustentável e lucrativa.

Leia mais:

Assine nossas notícias para receber todas as novidades do mundo cripto!

Notícias

Deixe seu Comentário