El Salvador iniciou um programa de educação sobre Bitcoin em suas escolas públicas, exatamente dois anos após tornar o Bitcoin uma moeda legal no país.
O programa é resultado de uma parceria com dois projetos locais, Bitcoin Beach e My First Bitcoin. O primeiro visa criar uma economia sustentável baseada em Bitcoins, já que muitos não têm acesso a bancos e empresas locais não aceitam cartões de crédito. Já o segundo é um curso focado na criptomoeda.
Com isso, o país visa treinar 150 professores para ensinar tudo sobre Bitcoin em suas salas de aula. Além disso, vários já passaram por um treinamento de mais de um ano e receberam diplomas. O material do curso inclui um livro de 187 páginas e aborda temas como a história do dinheiro, a evolução das moedas e questões relacionadas a moedas fiduciárias.
O programa de educação em Bitcoin também se inspira no livro “The Bitcoin Standard”. Entretanto, Saifedean Ammous, autor do livro e conselheiro do presidente de El Salvador, não contribuiu diretamente para o currículo.
A organização My First Bitcoin já ensinou mais de 25.000 estudantes salvadorenhos e agora planeja expandir sua educação em Bitcoin para outros países latino-americanos, com uma colaboração com o México nos primeiros estágios e outros dois governos também buscando colaboração. A iniciativa reflete o compromisso de El Salvador com o Bitcoin e seu desejo de educar a população sobre essa criptomoeda.