A empresa de inteligência artificial, Anthropic, lançou recentemente o seu chatbot atualizado, Claude 2, com o objetivo de competir diretamente com o ChatGPT da OpenAI e o Google Bard. O Claude 2 é uma potência de IA capaz de processar até 100.000 tokens, o equivalente a aproximadamente 75.000 palavras, em um único prompt. Isso representa um salto significativo em relação ao limite anterior de 9.000 tokens do primeiro Claude.
O modelo inovador apresentou avanços notáveis em diversos campos, como direito, matemática e programação, conforme avaliado através de testes padronizados.
De acordo com a Anthropic, o Claude 2 obteve pontuações impressionantes em testes de leitura e redação, superando 90% dos candidatos a pós-graduação.
Introducing Claude 2! Our latest model has improved performance in coding, math and reasoning. It can produce longer responses, and is available in a new public-facing beta website at https://t.co/uLbS2JNczH in the US and UK. pic.twitter.com/jSkvbXnqLd
— Anthropic (@AnthropicAI) July 11, 2023
Claude, da Anthropic, foi desenvolvido com uma estrutura singular, baseada em princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Isso permite que ele se aprimore de forma autônoma, sem a necessidade de feedback humano, reconheça comportamentos inadequados e ajuste sua própria conduta de acordo.
No entanto, a batalha entre Claude 2, ChatGPT e Google Bard ainda está no início e a promissora Claude 2 está disponível apenas para residentes dos Estados Unidos e Reino Unido. Cada um desses chatbots tem suas próprias características e capacidades, e será interessante ver como essa competição se desenrolará no futuro.