O Bitcoin (BTC) avança cerca de 5%, ultrapassando os US$ 27 mil na última hora, após um tribunal federal de apelações decidir que a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) deve revisar sua rejeição à tentativa da Grayscale Investments de converter seu Grayscale Bitcoin Trust (GBTC) em um ETF.
O GBTC está 17% mais alto, reduzindo seu desconto em relação ao valor do ativo líquido (NAV) de 25% para 17%, à medida que os traders fazem apostas de que a decisão possa abrir o caminho para a conversão em um ETF, eliminando totalmente o desconto.
A vitória legal potencialmente abre a porta para um ETF de Bitcoin à vista nos EUA. Defensores argumentaram há muito tempo que permitir esse tipo de produto permitiria que um público mais amplo investisse em Bitcoin sem ter que comprar a criptomoeda diretamente ou lidar com problemas potenciais, como o colapso de seus provedores de custódia.
A juíza Neomi Rao, escrevendo a opinião da D.C. Circuit Court of Appeals, afirmou que as agências federais são obrigadas a “tratar casos semelhantes da mesma forma”.
“A Comissão de Valores Mobiliários recentemente aprovou a negociação de dois fundos futuros de Bitcoin em bolsas nacionais, mas negou a aprovação do fundo de Bitcoin da Grayscale”, disse Rao em um documento oficial do tribunal.
“Ao requerer a revisão da ordem de negação da Comissão, a Grayscale alega que seu produto proposto de exchange-traded de Bitcoin é materialmente similar aos produtos de futuros de Bitcoin exchange-traded e deveria ter sido aprovado para negociação na NYSE Arca. Concordamos.”
Entre os nomes de criptomoedas negociadas publicamente que estão subindo estão Coinbase (COIN), com alta de 13%, e MicroStrategy (MSTR), com alta de 9%. As empresas de mineração, que estavam passando por dificuldades, também estão apresentando movimentos ainda maiores, com a Marathon Digital (MARA) subindo 24% e a Riot Platforms (RIOT) e a Hut 8 Mining (HUT) cada uma ganhando 16%.
As altcoins também estão registrando ganhos significativos, incluindo ether (ETH), cardano (ADA), dogecoin (DOGE) e solana (SOL), todas com alta de aproximadamente 5%.
De acordo com dados da CoinGlass, foram liquidados $87 milhões em posições curtas nas últimas 24 horas, sendo $76 milhões disso nas horas seguintes à notícia desta manhã.