Após a recente disparada de 24% em uma semana em que ultrapassou US$ 35.000, o Bitcoin hoje segue em alta, deixando os mercados de ações tradicionais para trás. A isso se deve a grande expectativa sobre a aprovação de um ETF da criptomoeda, aguardado há muito tempo.
Enquanto os índices S&P 500 e Nasdaq Composite tiveram quedas de 2,5% e 3,3% nos últimos cinco dias de negociação, o Bitcoin ultrapassou US$ 35.000 na quarta-feira. De acordo com especialistas, o mercado está respondendo à probabilidade crescente de aprovação do ETF, facilitando o acesso de instituições e varejistas à criptomoeda.
A correlação entre o Bitcoin e as ações tradicionais vem em uma tendência de queda ao longo do último ano, embora tenha se movido em conjunto com as ações em 2022. Quando o Federal Reserve aumentou os custos de empréstimos para combater a alta inflação, tanto as ações quanto as criptomoedas enfrentaram pressões, mas por razões diferentes. Enquanto as margens das ações foram comprimidas, tornando-as menos atraentes, o Bitcoin enfrentou concorrência de rendimentos mais altos em ativos como os Tesouros dos EUA como reserva de valor.
Diversos fatores influenciaram a alta do Bitcoin hoje
Com a expectativa de um aumento nas taxas de juros do Fed em dezembro, a divergência entre o Bitcoin e as ações deve se intensificar. É provável que os mercados de ações reajam negativamente aos cortes nas taxas, pois sinalizariam uma possível recessão. Além disso, o reconhecimento do Fed de ter cometido um erro pode beneficiar o Bitcoin.
Por fim, a alta do Bitcoin hoje ocorre em meio a esperanças renovadas de uma aprovação iminente do ETF de Bitcoin, alimentando especulações no mercado. Um ETF facilitaria o acesso de investidores institucionais às criptomoedas, semelhante à compra de ações. Gigantes como BlackRock, Fidelity e Ark Invest estão todos competindo pela aprovação da SEC. As recentes alterações e arquivamentos dessas empresas sugerem que orientações mais claras estão surgindo, marcando um progresso no processo de aprovação do ETF.
Leia mais:
- São Paulo pode ser núcleo brasileiro de criptomoedas
- O que é carteira DeFi e como escolher a ideal
- Senado e empresas debatem sobre regulamentação de IA
Assine nossas notícias para receber todas as novidades do mundo cripto!