A Binance, maior exchange do mundo, compartilhou um texto recontando a história das NFTs, comemorando o Dia Internacional do NFT, celebrado em 20 de setembro. Desse modo, a data marca a revolução em curso na interação da sociedade com o mundo digital.
Em 2017, o termo NFT (Tokens Não Fungíveis) foi cunhado pela diretora de tecnologia do Dapper Labs, Dete Shirley. Assim, os NFTs funcionam como certificados digitais que garantem a singularidade de um item na internet, usando blockchain para autenticar a propriedade exclusiva, tornando-os ideais para arte digital, colecionáveis e ingressos digitais.
Conforme uma pesquisa do site de dados CoinMarketCap, o número global de detentores de NFTs cresceu 12,62% em 2023, atingindo cerca de 4,3 milhões em abril. Já a Binance revelou que as vendas de NFTs atingiram um pico de US$ 5,3 bilhões no primeiro semestre de 2023. Esse aumento reflete o crescente interesse no potencial dos NFTs como uma nova forma de ativo digital.
Guilherme Nazar, diretor-geral da Binance no Brasil, salientou que os NFTs se diferenciam de outros criptoativos por serem únicos e não intercambiáveis. Dessa forma, são ideais para autenticar e vender itens digitais exclusivos, como obras de arte e ingressos, usando a tecnologia blockchain para garantir sua autenticidade e impulsionar um mercado emergente na economia digital e na cultura de colecionáveis.
Binance aponta que celebridades têm abraçado os NFTs
Celebridades têm abraçado os NFTs, lançando coleções exclusivas que celebram momentos icônicos de suas carreiras. Um exemplo é o jogador português Cristiano Ronaldo, que lançou duas coleções de NFTs com a Binance. Outro é The Weeknd, que teve sua turnê apoiada pela exchange. Assim, eles estão usando NFTs para se aproximar dos fãs e gerar receita, criando experiências interativas.
Um destaque foi a venda da obra “Everydays: The First 5000 Days” de Beeple por US$ 69 milhões em um leilão virtual da Christie’s. Museus de renome, como o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, também estão explorando os NFTs para preservar e exibir arte digital. Esses exemplos ilustram como os NFTs estão revolucionando a indústria das artes e expandindo as possibilidades criativas, distributivas e apreciativas.
A Binance é a maior provedora global de infraestrutura para o ecossistema blockchain e de criptomoedas, com um conjunto de produtos financeiros que inclui o maior volume de transações. Para mais informações, acesse o site da Binance.
No Brasil, a Latam Gateway é a responsável pelo intermédio de pagamentos da Binance. Leia mais em nosso artigo sobre a empresa, e acesse aqui seu site para mais informações.
Por fim, não deixe de seguir as notícias do Cryptonita pelo Google!