The Boys of Summer é um jogo experimental de NFT criado pelo artista Mitchell F. Chan, que combina estatísticas avançadas de beisebol com tecnologia blockchain. A inspiração de Chan para o jogo vem de seus tempos de faculdade, quando trabalhou como coletor de estatísticas para o historiador do beisebol Bill James, que foi uma inspiração parcial para o livro “Moneyball”, de Michael Lewis.
O jogo gira em torno da próxima coleção de arte NFT de Chan na Ethereum, composta por 999 personagens únicos de jogadores. Os interessados podem adquirir um desses NFTs de imagem de perfil na plataforma de arte digital Wild.xyz e, em seguida, editar os atributos do seu personagem, como número da camisa, habilidades de rebatida, corrida e defesa. Os traços únicos de cada personagem só são revelados após jogar o jogo.
The Boys of Summer vai além das estatísticas de beisebol e explora diversos aspectos da vida, como vida social, desempenho acadêmico, sono, exercícios e muito mais. Torna-se uma simulação de gerenciamento de beisebol que adentra a vida de um atleta além de seu desempenho no campo.
O jogo envolve uma quantidade enorme de números que representam decisões e resultados, que são salvos como metadados nos tokens NFT. Esses tokens podem ser comprados e vendidos em mercados de NFT. O conceito do jogo está alinhado com a ideia de quantificar todos os aspectos da vida, o que se tornou uma tendência na sociedade atual, graças a dispositivos como o Fitbit e a cultura do “eu quantificado”.
Mitchell F. Chan é um artista influente de NFTs conhecido por seu trabalho experimental. Ele ganhou reconhecimento com seu projeto “Digital Zones of Immaterial Pictorial Sensibility”, que é considerado um projeto histórico de NFTs. Chan acredita que sua arte deve se assemelhar a videogames e se vê como um pioneiro na ideia de vender arte como tokens. No entanto, ele se distancia dos jogos típicos de blockchain que usam NFTs apenas com fins lucrativos, enfatizando que seu objetivo é criar arte que se assemelhe a videogames e permitir que as pessoas a colecionem.
Em suma, The Boys of Summer é uma mistura única de beisebol, estatísticas, tecnologia blockchain e arte conceitual, refletindo sobre a natureza dos dados na sociedade moderna.