Amazon anuncia assistente de compras por IA no aplicativo

A gigante Amazon anunciou um novo recurso em seu aplicativo, a IA Rufus que ajudará usuários a realizarem compras.
Ilustração representando nova IA da Amazon para ajudar com compras.

A Amazon anunciou “Rufus”, um assistente de compras baseado em Inteligência Artificial (IA) integrado ao seu aplicativo móvel. Treinado no vasto catálogo de produtos da gigante do e-commerce e em informações da web, Rufus chegará primeiro para um grupo de usuários nos Estados Unidos, expandindo nas próximas semanas.

Com Rufus, os clientes poderão conversar diretamente no app para encontrar produtos, comparar opções e receber recomendações personalizadas. Assim, a novidade segue a onda de implementações de IA promovidas pela Amazon para aprimorar a experiência de compra. Algumas das implementações anteriores incluem ferramentas para encontrar roupas adequadas e resumos de avaliações com destaques e sentimentos dos usuários.

Rufus teve treinamento em catálogos, reviews, perguntas da comunidade e informações online. A partir disso, ele responde a dúvidas relacionadas às necessidades de compra, seja no início da jornada ou na comparação de opções, ou ainda a perguntas específicas. A fim de tal, a Amazon construiu uma nova linguagem de modelo grande (LLM) interna especializada em compras para alimentar o assistente e treiná-lo com dados próprios e disponíveis na web.

Como funciona a IA de compras da Amazon?

Vídeo mostra como a IA da Amazon funciona


Inicialmente disponível em beta para usuários selecionados, o Rufus é acessado no app da Amazon tocando em um novo botão na barra de navegação inferior. As perguntas podem ser em texto ou voz e a conversa ocorre em uma caixa de diálogo na parte inferior da tela. Para encerrar, basta deslizar o dedo para baixo na tela para ocultar a caixa e voltar ao app.

Por exemplo, um cliente procurando tênis de corrida pode perguntar ao Rufus “O que considerar ao comprar tênis de corrida?”, “Quais as diferenças entre modelos para trilha e corrida na rua?” ou ainda “Este tênis é durável?”. A IA também ajuda na comparação de produtos e recomendações, respondendo a perguntas como “Quais bons presentes para o Dia dos Namorados?” ou “Quais os melhores brinquedos de dinossauro para uma criança de cinco anos?”.

A Amazon ressalta que a tecnologia ainda está em desenvolvimento e o Rufus nem sempre acertará em cheio. Além disso, a empresa incentiva o feedback dos usuários para aprimorar o assistente e diz que não haverá publicidade na versão inicial. Ainda assim, novos elementos poderão ser adicionados se agregarem valor aos clientes.

O lançamento do Rufus é um marco na estratégia da Amazon em utilizar IA para facilitar e personalizar a experiência de compra. Nos próximos meses, mais usuários americanos terão a chance de testar o assistente e contribuir para o seu desenvolvimento.

Leia mais:

Assine nossas notícias para receber todas as novidades do mundo cripto!

Lucas S.

Comentários estão encerrados.