Um padrão de preço crescente pode estar se formando no mercado combinado das altcoins. O termo “altcoin” é uma abreviação de “moeda alternativa” e refere-se a criptomoedas que não são bitcoin (BTC).
Uma possível conclusão do padrão sinalizaria a “temporada de altcoins”, ou seja, um desempenho superior das criptomoedas alternativas em relação ao bitcoin e ao ether (ETH), de acordo com a análise técnica de Josh Olszewicz, um trader de criptomoedas e ex-pesquisador da Valkyrie Investments. Olszewicz analisou os gráficos das altcoins, excluindo o ether e as stablecoins proeminentes.
O padrão de inversão de cabeça e ombros, um dos padrões de análise técnica altista mais confiáveis no mercado, se forma quando um ativo traça três vales de preço, sendo o do meio o mais baixo. Uma quebra ou uma mudança de tendência de baixa para alta é confirmada quando os preços sobem acima da linha de tendência (linha do pescoço), conectando os picos entre os vales.
Técnicos de mercado experientes determinam o alvo de preço pós-quebra adicionando a profundidade do padrão (distância entre o vale da cabeça e a linha do pescoço) ao ponto de quebra.
“A capitalização de mercado das altcoins está mostrando alguma espécie de triplo fundo/situação de cabeça e ombros invertida”, disse Olszewicz em uma atualização de mercado. “Eu não considero o padrão de cabeça e ombros que está no meio da consolidação. Estou esperando por uma quebra acima de $300 bilhões”, acrescentou Olszewicz.